Na manhã de 16 de agosto, os guardas municipais de Vinhedo se mobilizaram em frente à prefeitura para denunciar que, dos 128 coletes à prova de balas disponíveis, 100 estavam fora da data de validade. Os guardas decidiram não sair para trabalhar com os coletes vencidos. Logo em seguida, o prefeito tucano Jaime Cruz exonerou o secretário de Transportes e Defesa Social e o diretor de Departamento de Segurança da Guarda.
A mobilização foi resultado da incompetência do executivo em resolver uma questão que se arrastava há meses e colocava os guardas sob risco. É mais uma irresponsabilidade da prefeitura, que coleciona exemplos de má gestão.
O protesto, que contou com apoio e participação de diretores do SSPV, deu resultado. O prefeito se comprometeu a agilizar a compra dos novos coletes.
No entanto, enquanto não chegam, os/as guardas municipais têm que revezar entre si os equipamentos de segurança, que deveriam ser individuais. Diante da conhecida inoperância da prefeitura, o SSPV também entrou como uma ação na Justiça para impedir o compartilhamento e exigir a compra imediata de novos coletes.
Além disso, a mobilização expôs, mais uma vez, o racha no governo municipal. O secretário exonerado é irmão da vice-prefeita. Caso Jaime seja cassado, é ela quem assumiria o executivo.
De qualquer forma, para além das brigas da elite política da cidade, o recado dos guardas foi claro: sem segurança, não dá pra trabalhar e, sem Guarda Municipal, a população fica desprotegida. Os servidores não aceitam mais maldade!
Deixe uma resposta