Depois de ignorar as/os auxiliares de educação infantil por meses, o governo municipal finalmente recebeu representantes da categoria e do SPPV, acompanhados das assessorias jurídicas, na manhã desta quinta-feira (07/11). O prefeito Jaime Cruz sentiu a pressão da eminência de greve, que aconteceria caso as portas do diálogo continuassem fechadas. Isso significa que a reunião de hoje é uma vitória, que só foi possível graças à unidade e disposição de luta das/os auxiliares. O atraso de jornada e a paralisação, com grande adesão e respaldo da população de Vinhedo, foram fundamentais, assim como a decisão da última assembleia de pressionar a abertura do diálogo com um indicativo de greve.
A reunião de hoje não avançou na direção de propostas concretas para valorizar as/os auxiliares. Mas um novo encontro já foi marcado para o dia 22/11. Até lá, esperamos que o governo municipal estude a situação a fundo, reconheça a ilegalidade de manter auxiliares na função de professores (sem reconhecimento e sem valorização) e formule uma proposta concreta para ser apresentada na reunião.
Enquanto isso, a mobilização não vai parar. Ao contrário, só vai crescer! Na próxima segunda-feira (11/11), temos ASSEMBLEIA, às 18h, na sede do SSPV, para debater as próximas ações do movimento até a véspera da reunião com a prefeitura. Vamos preparar uma jornada intensa de diálogo com mães e pais. Temos certeza que a maioria está ao lado das/os trabalhadoras/es das creches.
E, no mesmo dia da reunião (22/11), temos NOVA ASSEMBLEIA para avaliar a proposta do governo municipal. Se não houver nada de concreto, todas as cartas voltam para a mesa. Serão duas semanas de agenda cheia, que podem significar um passo enorme na luta histórica pela valorização da categoria.
VALORIZA, JAIME! SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
Deixe uma resposta