Dia da Mulher é Dia de Luta Feminista. Neste 8 de março, o SSPV envia sua saudação a todas as servidoras municipais de Vinhedo. São guerreiras que enfrentam no dia a dia os desafios de ser mulher trabalhadora: preconceito, assédio, discriminação, jornada tripla. A cultura do machismo também promove violência doméstica e sexual. É uma realidade que precisa ser enfrentada, e não negada, como faz o governo federal e seus apoiadores. Pela da vida das mulheres, basta de machismo!
Neste ano de pandemia, sem podermos encher as ruas no 8M, o Sindicato quer lembrar especialmente das servidoras da Saúde que estão na linha da frente do combate contra a Covid-19. São mulheres que estão exaustas, trabalhando há um ano no limite do possível. A maior categoria da área da Saúde, a enfermagem, é composta por 85% de mulheres, conforme os dados do Conselho Federal da categoria. Enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem são protagonistas e enfrentam o vírus cara a cara. Também lembramos das recepcionistas, outra categoria majoritariamente feminina que está no cotidiano da pandemia.
Com a dinâmica da jornada dupla e tripla, a sobrecarga do trabalho se soma às responsabilidades no trabalho dentro de casa. São as mulheres que seguem carregando nas costas a responsabilidade pelos cuidados e pela saúde da família. Ainda mais quando o cenário é de desemprego para seus maridos e filhos. Quanto mais crítico o estágio da pandemia, maior é o efeito do machismo sobre as mulheres.
Por tudo isso, as mulheres brasileiras rechaçam o governo misógino e assassino de Jair Bolsonaro e companhia. Em defesa do SUS, do auxílio emergencial e do impeachment JÁ! Pela vida das mulheres, Fora Bolsonaro!
Deixe uma resposta