Ficamos sabendo que a Secretaria de Educação, em reunião realizada ontem (27/04) com a Comissão de Pais de Alunos, afirmou que o SSPV era favorável ao retorno às aulas presenciais nesse momento. É a segunda vez que a Secretaria de Educação usa o nome do Sindicato para passar informações para a comunidade que não condizem com o nosso posicionamento. Para deixar claro o nosso posicionamento de uma vez por todas, compartilhamos essa nota de esclarecimento.
1) O SSPV tem trabalhado desde o início da pandemia da Covid-19 em defesa da vida dos servidores e da população. Entre as ações realizadas, destacamos as denúncias ao MPT e as ações judiciais movidas pelo sindicato. Essa medidas possuem o objetivo de buscar que os Servidores Públicos de Vinhedo tenham segurança e preservem a vida, nosso maior bem. Algumas dessas medidas foram destinadas especificamente para os Servidores da Educação, devido à falta de segurança e risco à saúde que estavam submetidos. A pandemia já tirou centenas de milhares de vidas de brasileiros. Diante da irresponsabilidade de governantes que não seguiram as recomendações para evitar o contágio da Covid-19, perdemos familiares, amigos e colegas de trabalho para o vírus. O nosso trabalho tem sido para que a vida dos servidores e da comunidade sejam preservadas.
2) O retorno às aulas presenciais significa que mais servidores estarão se movimentando e em contato com outras pessoas. Isso implica em maior possibilidade de contágio pela Covid-19. Caso as aulas presenciais retornem nesse momento, a exposição das crianças, professores, Auxiliares de Educação Infantil, inspetores, secretários de escola, faxineiros, merendeiras e todos os servidores da educação estarão em risco de se contaminarem e transmitirem para seus familiares. São milhares de pessoas que estarão em risco no momento de maior contágio e mortes da pandemia.
3) Os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos de Vinhedo, junto com o jurídico do Sindicato, estão realizando nessa semana vistorias nas unidades de ensino de Vinhedo. A situação que encontramos não é nada animadora. São salas sem ventilação, janelas emperradas, falta de marcação de distanciamento, funcionários que não receberam orientação sobre os protocolos, comunidade que não sabe como funcionará o retorno às atividades presenciais nas unidades de ensino, entre muitos outros pontos que estão sendo devidamente compilados e serão encaminhados ao Ministério Público do Trabalho. A falta de estrutura nas unidades de ensino e o fato da comunidade ter sido pega de surpresa, sem diálogo, são questões muito preocupantes. Sem estrutura adequada, não podemos colocar em risco os servidores, alunos e familiares!
4) O Sindicato dos Servidores Públicos de Vinhedo defende que o retorno às atividades presenciais deve ocorrer apenas após a vacinação e imunização dos servidores. A segurança e a saúde precisam ser priorizadas! Alguns servidores da educação começaram a receber a primeira dose da vacinação. Entretanto, isso não se aplica a todos. Não é razoável que os Servidores e Servidoras sejam colocados em risco sem estarem devidamente imunizados! Defendemos a vacinação ampla para toda a comunidade!
5) A UTI destinada para pessoas com Covid-19 em Vinhedo está com 100% da ocupação, segundo as informações da própria Prefeitura. Esse cenário não se alterou no mês de abril. Não há leitos em Vinhedo para atender a população! Para o retorno às atividades presenciais nas unidades de ensino, defendemos que exista uma tendência clara de queda dos leitos de UTI destinado à covid em Vinhedo.
6) Entendemos, por fim, que todas as ações da Prefeitura de Vinhedo devem estar pautadas no momento crítico pandêmico que vivemos, com respeito a vida e a saúde de todos. Esperamos que o Prefeito, que é médico, tome suas ações pautado na saúde dos servidores e da população. O Sindicato não é favorável que Servidores e população sejam colocados em risco.
Deixe uma resposta