A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) dos servidores públicos de Vinhedo foi renovada. Em 31 de julho, os novos membros da Comissão tomaram posse para gestão de um ano. Foram eleitos pelos servidores: Adalton Maia, Priscila Maeda, Regis Bernardes Correa, Robson Junior Brandão e Nilson Bueno de Souza. Há ainda quatro suplentes. Da parte da prefeitura, os cipeiros são: Mauricio Fernandes Rita Spazzapan, Antero do Amor Divino Junior, Sonia Baldo e Edson Tabet, além dos suplentes.
O principal objetivo da CIPA, como o próprio nome diz, é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, atuando em defesa da saúde do trabalhador. É tarefa do cipeiro estar atento às condições de trabalho em todas as áreas de serviço, em diálogo com os demais servidores. O cipeiro deve levantar propostas que possam melhorar a qualidade do ambiente de trabalho ou que possam resolver ameaças a saúde do servidor. Também é tarefa dos trabalhadores eleitos cobrarem da prefeitura a resolução desses problemas, em especial, junto ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet). Em resumo, o cipeiro é responsável por investigar, discutir e lutar pela melhoria das condições e ambientes de trabalho.
Para o SSPV, a luta por saúde e segurança no trabalho está entre as principais pautas da categoria, seja no setor de obras ou nas escolas. Seremos sempre um parceiro da CIPA para resolver e encaminhar as demandas dos servidores.
Deixe uma resposta