/ / MPT escancara descaso da prefeitura e recomenda providências urgentes

MPT escancara descaso da prefeitura e recomenda providências urgentes

with Nenhum comentário

Não é só o sindicato que considera um ABSURDO a forma que a prefeitura tem lidado com os servidores de grupos de risco durante a pandemia de Covid-19. Hoje soubemos que o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem a mesma indignação. O MPT emitiu despacho com uma série de medidas para a prefeitura tomar com urgência. Além disso, convocou audiência entre sindicato, governo e MPT para a próxima quinta-feira (17/09). O SSPV também protocolou hoje ofício exigindo que as recomendações sejam cumpridas imediatamente.

🤰🏻 GESTANTES

O MPT pede “imediato afastamento de todas as gestantes da Secretaria de Saúde de atividades insalubres, notoriamente as que envolvam riscos biológicos”.

🤒 DOENÇAS CRÔNICAS

Afastamento do trabalho presencial de todos os servidores “portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatas, diabetes, hipertensão, gestantes, ou outras afecções que deprimem o sistema imunológico”.

🧓 SERVIDORES COM MAIS DE 60 ANOS

Com base em Nota Técnica do MPT (íntegra nos comentários), o procurador recomenda que todos os servidores com mais de 60 anos também sejam afastados do trabalho presencial.

🎯 PREFEITO (IR)RESPONSÁVEL

O despacho ainda critica a falta de cumprimento das ações vinculadas à classificação de risco (vermelho, laranja e amarelo) criada pela própria prefeitura. O procurador do MPT exige a participação de um representante do SESMT na audiência da quinta-feira para prestar esclarecimentos. Ao mesmo tempo, aponta que o verdadeiro responsável pelo descaso com os servidores é o prefeito Jaime Cruz.

😡 ASSÉDIO MORAL

Como cereja do bolo, o MPT indica ainda assédio moral contra uma médica gestante que foi realocada para o serviço de motorista.

✊🏿 ESTAMOS NA LUTA

Se já era difícil dialogar com a “prefeitura da maldade” em tempos normais, com a pandemia a situação ficou impossível. É uma indignação atrás da outra. Dia após dia, prefeito e secretários mostram que NÃO DÃO A MÍNIMA para os riscos da Covid-19 entre os servidores e a população.

Mas o desgaste do sindicato não é nada perto do sofrimento e das angústias de centenas de servidores que trabalham com as incertezas da pandemia. Por isso, não vamos arredar o pé da luta. Já são mais de cinco meses de crise sanitária, mas vamos continuar atuando até que a situação seja totalmente controlada. Contem conosco!

📃 NOTA TÉCNICA

O despacho também anexou uma nota técnica escrita pelos procuradores do GT Nacional Covid-19 do MPT. A leitura deixa explícito o descaso do governo de Vinhedo. Acesse na íntegra aqui: https://mpt.mp.br/pgt/noticias/nota-tecnica-16-trabalhadores-e-trabalhadoras-grupo-de-risco-pgt-mpt.pdf.

Deixe uma resposta