Há um ano, neste mesmo Dia Internacional da Enfermagem, o Sindicato publicou uma nota para homenagear e prestar solidariedade aos profissionais que estavam na linha da frente para salvar vidas (veja em tinyurl.com/12maio). À época, eram 11.500 mortes no Brasil e mais de 3.700 em São Paulo. Sabíamos que poderia piorar, com o anunciado colapso do sistema de saúde e a política da morte de Bolsonaro. Ainda assim, o estrago está sendo muito maior do que qualquer um imaginou. Estamos próximos de 500 mil mortes no país. É um número assustador. São milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas caso o governo federal (e os estaduais e municipais também) não promovesse desinformação, aglomeração, remédios sem eficácia, desemprego e pobreza. Isso sem falar na recusa das vacinas até janeiro deste ano. Bolsonaro, Guedes e companhia têm sangue nas mãos e a história vai cobrar.
Em meio a tudo isso, os profissionais de enfermagem seguiram firmes, lutando pela vida de cada paciente. Foram responsáveis diretos pela cura de todos os que sobreviveram a estágios graves da Covid-19. Na linha de frente do combate ao vírus, em hospitais, postos de saúde e unidades de atendimento, muitos se contaminaram e adoeceram. Infelizmente, chegamos a 800 vidas perdidas desses profissionais desde o início da pandemia no Brasil.
O Sindicato agradece a dedicação incansável de todos os servidores da enfermagem em Vinhedo. Agora, além do atendimento aos doentes, enfermeiros e técnicos se desdobram para darem conta da aplicação de vacinas, que também salvam vidas. A importância é enorme, a sobrecarga é absurda, já a valorização… Desde o início da pandemia, o Sindicato vem pleiteando bônus salarial para a linha de frente. O antigo prefeito não deu a mínima. Pior: escondeu-se atrás de Bolsonaro para congelar os salários de todos os servidores. E o atual prefeito, até agora, também não fez nada de concreto.
Estamos em Campanha Salarial e vamos exigir valorização até o fim, bem como a implementação das 6h para os técnicos e auxiliares. Profissional da enfermagem, parabéns pelo seu dia! Estamos juntos!
Deixe uma resposta